TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - DEFENDIDOS EM 2021
1) O uso de maquetes no processo de ensino e aprendizagem do sistema do corpo humano no ensino fundamental - Ana Alice Dias
2) A Física no Ensino Fundamental: a proposição de uma sequência de ensino investigativa - Joice Tainá Machado
3) Simulações computacionais no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica nas atas do ENPEC - Negla Ivana Simoneli Aguirres
4) Potencialidades de um artefato cultural sobre a temática de energia eólica - Valéria Iglaci Santos San Martins
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - DEFENDIDOS 2º SEMESTRE DE 2020
1) As tirinhas de Mafalda no ensino de Ciências: uma proposição de sequência didática - Ana Claudia da Rosa
2) Como se dá o processo do ensino da botânica no nível fundamental sob o enfoque dos procedimentos metodológicos? - Ana Paula Silvera Matarredona
3) Potencialidades pedagógicas do trabalho com hortas no ensino de ciências - Bruna Porfirio Pacheco
4) Projetos investigativos em feiras de ciências: o que dizem os professores em formação inicial em ciências? - Cleber Duarte Martins
5) Polo extremo meridional Santa Vitória do Palmar, experimentação no ensino de ciências - Débora Rodrigues Corrêa
6) Formação inicial de professores de ciências: olhares para a experimentação - Denise de Oliveira Rossato
7) Polo extremo meridional santa vitória do palmar, como é ser professor de ciências em tempos de pandemia? - Elizete Domingues Batista
8) O tema “energia solar” nos anos finais do ensino fundamental: uma análise em livros didáticos de ciências - Eneide Jaqueline Mauer Brentano
9) As estratégias no ensino de ciências para surdos nas escolas bilíngues - Érico Bruni Rodrigues
10) Bullying na escola: um desafio para professores e equipe diretiva - Gilliane de Souza Lucero
11) O uso da ferramenta blog enquanto artefato cultural na constituição de material didático para a discussão da preservação ambiental do Arroio São Lourenço - Jaime Rehbein Gehrke
12) Mulheres nas ciências - Josielem Danielci Pinto
13) Análise documental: óleo de cozinha residual para produção de biodiesel - Juliano Alberto Borges
14) Pokémon go®: estratégia pedagógica para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental - Louise Anton Gomes dos Santos
15) Experimentos didático-científicos em livros didáticos de ciências dos anos finais do ensino fundamental: caracterização e reflexões sobre sua utilização em sala de aula - Luana Schwanz Bartz
16) Representatividade da mulher negra na Ciência e na Educação por meio de uma Unidade Didática - Luana da Luz Dutra
17) Refletindo sobre a agricultura familiar, reconhecendo suas dificuldades e percepções de futuro mediante uma educação voltada para incentivos - Maricel Oliveira Machado
18) Estrelas além do tempo: um importante artefato cultural para as discussões sobre gênero e ciência no espaço da escola - Nathana Franck Pacheco
19) Os bons ventos: abordando a energia eólica no ensino de ciências - Nisele Machado Soares
20) O PIBID de ciências como espaço formativo do professor - Oséas Garcia
21) Ensino em ciências e educação de surdos: práticas e saberes docentes - Priscila Lazo Rodrigues
22) Horta ecológica escolar: um estudo sobre a educação ambiental crítica e a agroecologia - Rafael de Carvalho Missiunas
23) PIBID Ciências e a Educação Ambiental: as narrativas ambientais na formação de professores - Tatiana Michele de Mello Klak
24) Música para a promoção das discussões sobre diversidade sexual e diversidade de gênero: um artefato cultural potente para o ensino de ciências - Yuri Duarte de Araujo
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - DEFENDIDOS 2º SEMESTRE DE 2017
1) Reflexões sobre a prática da interdisciplinaridadeno planejamento das aulas de ciências no Ensino Fundamental - Jaqueline Ribeiro
2) Relações entre escola e a comunidade Quilombola - Jaqueline Saalfeld de Freitas
3) O professor de Ciências como mediador do conhecimento: percepções diante do trabalho com situações-problema - Larri Fernandes dos Reis
4) Atividades de inclusão para deficientes intelectuais nas aulas de ciências - Simone Silveira da Silva
5) Uma proposta metodológica para pensar a alimentação saudável - Suzane Melo Loreto
TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - DEFENDIDOS 1º SEMESTRE DE 2017
1) Experiência sobre a utilização de recursos audiovisuais com estudantes da EJA nas aulas de Ciências - Aline Teresinha Fagundes Rodrigues
2) Experimentação no ensino de Ciências em uma escola sem laboratório científico: as aprendizagens de uma professora iniciante - Aline Alves Cabral
3) Feiras do conhecimento: relevância e contribuições na execução das propostas pedagógicas na escola pública - Ana de Fátima Padilha Rodrigues
4) Recursos didáticos no ensino de Ciências: possibilidades e desafios - Ana Cristina Neubauer Vidal
5) Debates e compreensões acerca da educação ambiental: a construção de uma colcha de retalhos nas aulas de Ciências com estudantes do Ensino Fundamental - Ana Lúcia da Cunha Lopes
6) Feira de Ciências: um desafio superado na educação de jovens e adultos - Andréia Couto Nunes Rodrigues de Souza
7) Potencialidades das atividades experimentais para a interdisciplinaridade no ensino de Ciências - Angelita Moraes
8) Artefatos culturais auxiliando no ensino do corpo humano: um relato de experiência sobre a prática de estágio no Ensino Fundamental - Adriele Wally Mülling
9) Você é o que você descarta: conscientização da geração e descarte de resíduos - Ana Paula Einhardt Nunes
10) Importância das atividades experimentais para ensinar Ciências no Ensino Fundamental - Betina Lemke da Silva
11) Conhecendo o caminho da docência através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) - Camila Rodrigues Coelho
12) Educação inclusiva e a formação de professores de Ciências em Santo Antônio da Patrulha - Carla Moura da Paixão
13) Do plano de ação ao projeto na escola: experiência de formação coletiva - Cláudia Rosane de Souza Papaiani
14) Uma análise do livro didático de Ciências acerca do tema lixo e as relações com o meio ambiente - Cristiana Pascual da Costa
15) Estratégias metodológicas: caminhos para avaliar - Deise Gusmão Gomes
16) O papel do professor no ensino de Ciências em turmas de EJA - Denize Alma Schumacher
17) Obstáculos e estratégias para o ensino de astronomia nos Anos Finais do Ensino Fundamental - Diego Pereira Guimarães
18) As aprendizagens por meio dos webencontros do PIBID de Ciências na modalidade a distância - Eliane Pereira Soares
19) A contextualização regional do ensino de Ciências: experiências vividas no município de Tavares - RS - Érica Costa Teixeira
20) Experimentação em sala de aula: reflexões e desafios de professores e alunos - Fernanda Souza Ferreira
21) As TIC no ensino de Ciências: com a palavra, os estudantes - Flávia Silva dos Santos
22) Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): um estudo teórico e reflexões na docência - Franciéli Coelho
23) Sou adolescente, e agora? O estudo da adolescência a partir da construção da personagem Juliana - Géssica Giovana Terra Rosca
24) O uso do datashow na Educação como recurso em aulas de Ciências no Ensino Fundamental - Giovani Batista Machado Mesquita
25) Experimentação no ensinar Ciências: relações entre conceitos e cotidianos - Gislaine Bock de Bitencourt
26) Reflexões sobre a implantação do Parque Eólico no Extremo Sul do Brasil - Glênio Pinto Dias de Oliveira
27) "Descalcificação dos ossos provocados pelo meio ácido" - Uma atividade experimental com materiais alternativos nas aulas de Ciências - Ivete Aparecida Zardo
28) A experimentação como prática pedagógica no ensino de Ciências: relatos e reflexões de um professor em formação - Jade Rodrigues de Aguiar
29) Interdisciplinaridade no curso de Licenciatura em Ciências EaD da FURG - Que interdisciplinaridade é essa? - Janine Kolmar Valério
30) Alunos surdos - realidades e necessidades - Jaqueline Kolmar Thurow
31) Importância das atividades práticas no ensino de Ciências - João Batista da Silva Peixoto
32) O estudo do solo e da água a partir da cuia de chimarrão: o relato de uma prática pedagógica no ensino de Ciências - Joisiane da Silva Lemos Costa
33) Análise do livro didático de Ciências acerca das relações étnico-raciais - Josiane Duarte Santos
34) Metodologias de ensino nas aulas de Ciências: a relação teoria e prática - Joseane Foliatti da Silva Farias
35) Educação inclusiva nas escolas regulares: desafios e perspectivas - Josimara Borges Lucero
36) Aprendendo a ser professora ao trabalhar com artefatos culturais na prática do estágio docente - Juliana de Oliveira
37) Simuladores virtuais na experimentação em Ciências para além do laboratório - Katyuchia Michael Peruzzo
38) Problematizando o tema água pelo uso de atividades investigativas - Laís de Jesus Souza
39) Saída de Campo: uma atividade com potencial educacional no ensino de Ciências - Leudegar Leandro Behling
40) Artefatos culturais e sua importância para o ensino de Ciências - Liziane da Silva Kenne Machado
41) Educação Ambiental: proposta de consolidação do tema através de sua inserção no currículo da disciplina de Ciências nas Séries Finais do Ensino Fundamental - Luiz Fernando da Silva Quevedo
42) Reflexões sobre as atividades experimentais no ensino de Ciências: experiências a partir do estágio de regência - Letícia dos Santos Fernandes
43) Um olhar atento as possibilidades do uso das tecnologias na educação: relatos e reflexões de uma professora em formação - Mariel Oliveira Machado
44) PROERD: uma ação contra as drogas no espaço escolar - Mariela Cardoso Nunes
45) A Educação Ambiental como conteúdo do Ensino Fundamental nas escolas de Santo Antônio da Patrulha - Michely Pias Migliavacca
46) Plano de aula na ação pedagógica das professoras da disciplina de Ciências - Maria Helena Strieder da Silva
47) Reflexões sobre as possibilidades didáticas da experimentação no ensino de Ciências - Micheli San Martins Silva
48) Compreensão dos conceitos sobre corpo humano a partir de um jogo didático com estudantes do oitavo ano nas aulas de Ciências - Mônica Pâmela de Barros Caetano
49) Reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem a partir da percepção de uma professora em formação - Patrícia Rutz Nogueira
50) Uso de histórias em quadrinhos como artefato cultural no ensino de Ciências - Renata Acunha Pellegero
51) A escrita reflexiva de uma licenciada de Ciências - Rosemeri Gomes Domingues
52) O ensino de Ciências mediado por jogos didáticos - Sheila Rosa Peixoto
53) Experimentação nas aulas de Ciências, porque não? - Sílvia Letícia da Rosa
54) Jogos educativos como auxílio no desenvolvimento dos alunos e no aprendizado nas aulas de Ciências - Simone Hax Amaral
55) Jogos didáticos no ensino de Ciências - Sirlei Nornberg
56) A construção do conhecimento por meio de mostras de Ciências - Tatiane de Oliveira Vogel
57) Uma reflexão acerca do uso de jogos didáticos pelos professores de Ciências das escolas municipais de Mostardas/RS - Vania Araújo Pereira
58) Contribuições do uso de anúncios publicitários no planejar e desenvolver aulas de Ciências - William Paz Osório