Propõe uma formação que articula os saberes produzidos nas diferentes áreas do conhecimento científico com os saberes da experiência para uma atuação profissional na docência e na gestão dos processos educativos na escola.
Problematiza os conceitos e fundamentos de Ciências e tem como foco os conteúdos expressos no currículo do Ensino Fundamental, no funcionamento do cotidiano da escola, no compromisso com o ecossistema do Cordão Litorâneo Sul-Riograndense e na articulação da Universidade e Escola.
Organização Curricular:
O curso tem uma proposta curricular organizada em interdisciplinas, a fim de superar o modelo fragmentado das ciências e o trabalho isolado das disciplinas deslocando as formas convencionais de trabalho disciplinar e favorecendo propostas integradas de trabalho coletivo.
Objetivo:
Formar professores de Ciências para atuar nos Anos Finais do Ensino Fundamental com vistas ao ensino integrado e contextualizado, aptos a fazer a gestão dos processos formativos assumindo a escola como um campo profissional específico, sendo capazes de problematizar em coletivo a prática pedagógica.
Carga horária:
O curso tem duração de oito semestres num total de 2955 horas distribuídas em diferentes disciplinas de conteúdos curriculares de natureza científico–cultural; de práticas vivenciadas ao longo do curso como componente curricular por conta das disciplinas Cotidiano Escolar I até Cotidiano Escolar VIII; Estágio Curricular Supervisionado; e atividades acadêmica-científico-culturais contempladas por diferentes atividades incluindo os Seminários Integradores.
Habilitação:
O curso habilitará professores para a docência em Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental.